A limpeza industrial é um processo que pode, muitas vezes, ser confundido com outros tipos de limpeza. Mas, afinal, qual é a diferença? Vamos aprofundar o tema para que entenda este serviço e como é que o beneficia...
As instalações industriais podem incluir áreas de alto risco, onde a manutenção e limpeza sejam fundamentais para evitar acidentes. E é aqui que entram os serviços de limpeza industrial como essenciais para as operações diárias e para o bom funcionamento dos espaços e dos equipamentos.
Este tipo de trabalho envolve profissionais especializados, bem como métodos adequados, por exemplo, para limpar zonas potencialmente perigosas.
Trata-se de um processo que é obrigatório por lei, pois permite cumprir as normas de qualidade e segurança, bem como respeitar as regras em termos ambientais.
E já sabemos que num ambiente seguro e saudável, é-se mais feliz e, logo, mais produtivo, com ganhos evidentes para as empresas.
Mas o que é a limpeza industrial?
Quando falamos em limpeza industrial estamos a referir-nos, concretamente, à manutenção e cuidado de ambientes como fábricas, ou de outros locais de armazenamento e de fabrico. Portanto, pode implicar tarefas como retirar chumbo ou amianto, bem como outros químicos e materiais perigosos.
Assim, há sempre obrigatoriedade de usar equipamentos de segurança e proteção contra fatores ambientais de risco.
Além disso, a formação é fundamental para poder trabalhar neste setor, pois é preciso conhecer todas as regras, bem como saber manobrar equipamentos adequados, para não pôr em risco a própria saúde, nem a dos outros.
Saiba mais: Como limpar os filtros do ar condicionado?
Como se faz e para quê?
A limpeza industrial tem um papel fundamental no bom funcionamento de uma fábrica ou de qualquer outra unidade de produção no âmbito da indústria. Isto porque ajuda a manter os espaços e a maquinaria bem limpos para funcionarem corretamente.
Deste modo, ajuda a prevenir acidentes de trabalho e também afasta riscos de toxicidade nos locais, nomeadamente devido ao uso frequente de substâncias muito tóxicas. Mas também ajuda a reduzir a presença de bactérias e de fungos que podem afetar a saúde dos trabalhadores.
Por outro lado, a limpeza industrial permite prevenir a deterioração das máquinas, evitando, assim, reparações constantes e avarias que podem ter elevados custos em termos de produção, resultando em prejuízos significativos.
Tipos de serviços realizados nas limpezas industriais
A remoção de obstáculos nos pisos, evitando quedas indesejadas, está entre os serviços prestados. Mas a limpeza industrial também implica usar produtos químicos de limpeza fortes e equipamentos poderosos para limpar e desinfetar áreas.
Em termos gerais, os principais serviços de limpeza industrial são os seguintes:
Aspiração industrial
Limpeza de equipamentos pesados
Drenagem de produtos químicos perigosos
Retirada de materiais perigosos
Lavagem sob pressão de estruturas, pisos e docas de carga
Manutenção do sistema de exaustão
Descontaminação
Remoção do mofo e da humidade em prédios antigos
Retirada de amianto
Controle e remoção de pragas
Desinfeção de laboratórios, máquinas e equipamentos.
Os serviços de limpeza industrial variam sempre de acordo com a instalação visada. Nesse sentido, é sempre preciso analisar com o gerente do espaço o que é preciso ser feito.
Leia ainda: Como limpar janelas: guia passo a passo
Quando se deve fazer?
Há instalações industriais que são mais propensas a situações potencialmente perigosas e que exigem, obrigatoriamente, a intervenção de equipas de limpeza industrial. Entre estas estão espaços como:
Fábricas
Armazéns
Centros de distribuição
Centrais de energia
Hospitais
Instalações farmacêuticas.
Mas quando é, afinal, mesmo necessária? Algumas situações requerem a presença imediata destes profissionais de limpeza, nomeadamente quando há falhas mecânicas ou erros humanos.
Esses casos envolvem, quase sempre, incidentes em que é preciso remover obstáculos, limpar ou organizar os espaços, para evitar acidentes e outros riscos.
Assim, a garantia da segurança do trabalhador e das instalações e máquinas é um dos principais benefícios deste tipo de intervenção. E isso torna-se ainda mais relevante quando há máquinas e produtos químicos perigosos envolvidos.
Isso requer uma limpeza industrial para reduzir acidentes, mas também para aumentar a produtividade dos trabalhadores.
Quanto mais arrumadas e organizadas estiverem as instalações industriais, melhor funcionarão - e isso beneficia os colaboradores e a própria empresa.
Como encontrar profissionais de limpezas industriais?
Este tipo de trabalho não pode ser realizado por equipas de limpeza regulares, pois é altamente específico e requer cuidados muito particulares. Portanto, não pode ser executado por qualquer pessoa.
Há empresas de limpeza industrial que se dedicam a fazer estes serviços respeitando todas as normas de saúde e segurança no trabalho.
Portanto, procure uma empresa que esteja devidamente licenciada para executar este trabalho. Este dado é especialmente relevante se estiver em causa o tratamento de resíduos, produtos químicos e equipamentos industriais perigosos.
Estão em causa questões de segurança e de saúde, mas também o cumprimento das leis em vigor - não vai querer arriscar uma multa pesada!
Precisa de um profissional de limpeza? Encontre aqui
Diferença entre limpeza industrial e outros tipos de limpezas
A principal diferença é que a limpeza industrial aborda situações bem mais complexas em comparação, por exemplo, com a limpeza doméstica.
Não se trata simplesmente de deixar os espaços limpos e arrumados. Pode ser necessário proceder a tarefas mais meticulosas e difíceis como, por exemplo, desinfetar ou descontaminar áreas.
Portanto, estão em causa procedimentos muito próprios. O profissional de limpeza industrial precisa de ter conhecimento disso e perceber, com rigor, quais são os métodos a usar, sob pena de consequências graves para a saúde dos trabalhadores e o funcionamento das instalações industriais.
Por tudo isto se vê como contratar serviços de limpeza industrial é obrigatório em certos setores de atividade - não só em nome da saúde dos colaboradores, mas também da "saúde" da própria empresa.