
Cada pessoa tem uma melhor posição para dormir, pois existem vantagens e desvantagens em cada uma das posições (fetal, de lado, de bruços ou de barriga para cima). Escolher a posição mais adequada para si é garantia de uma noite de sono tranquila e regeneradora.
Já acordou pela manhã com dores no corpo ou cansado? O problema pode estar na posição em que dorme. Fica horas nessa posição, podendo provocar dores na coluna, problemas gastrointestinais e de circulação. Além disso, ficar incómodo durante o sono interfere na qualidade do descanso.
Qual é a melhor posição para dormir?
Regra geral, dormir de lado é mais benéfico. No entanto, nem todas as pessoas gostam de dormir nesta posição e, em alguns casos, pode mesmo não ser recomendada.
Por isso, é importante reconhecer as vantagens e desvantagens de cada posição para dormir e, então, escolher a mais adequada para si.
Dormir de lado
Dormir de lado é recomendado pelos profissionais de saúde, especialmente sobre o lado esquerdo (onde se situam o coração, estômago, principais artérias e veias) pois favorece pessoas com problemas gastrointestinais (como refluxo, por exemplo), além de diminuir a pressão interna e melhorar a circulação sanguínea.
Esta posição também é boa para quem ressona e para quem sofre de apneia do sono, uma vez que permite uma melhor respiração durante a noite.
Se tem problemas num joelho, ombro ou anca, evite dormir para o lado da lesão. Coloque uma almofada do lado da lesão para que não se vire para esse lado inconscientemente durante a noite.
Evite travesseiros muito baixos ou altos. O pescoço tem de ficar apoiado no travesseiro de forma que fique alinhado com a coluna cervical. Colocar um travesseiro entre os joelhos pode ser uma boa opção para manter o alinhamento entre a lombar e o quadril.
Dormir em posição fetal
A posição fetal (a mesma que o bebé tem dentro do útero) traz muito aconchego, especialmente quando dormimos a dois (a “conchinha” favorece a produção de ocitocina — hormona do bem-estar).
Apesar dos benefícios, merece alguns cuidados. Esta posição pode gerar pressão na coluna vertebral, originando dores. Pessoas que ressonam também podem ver agravada a condição, pois as vias respiratórias podem ser ligeiramente obstruídas.
Dormir de barriga para cima
Esta é a posição mais indicada para os bebés, a qual evita a morte súbita. No entanto, para adultos, pode não ser a melhor escolha. Além de agravar o ressonar e a apneia do sono, também pode piorar dores na lombar.
Apesar de não ser a recomendação dos especialistas, esta posição pode ser boa para quem tem dor ou alterações no ombro, feridas no rosto, ou se estiver a fazer um tratamento com cremes durante a noite, por exemplo.
Se não consegue mudar de posição para dormir, ou se precisa de ficar nesta posição durante a noite, opte por usar travesseiros baixos e um rolo debaixo dos joelhos, para que a coluna e os quadris fiquem alinhados.
Dormir de bruços (barriga para baixo)
Esta é a posição para dormir menos adequada, pois a coluna vertebral sofre pressão durante toda a noite. Para se sentir confortável nesta posição, o seu pescoço fica virado para o lado várias horas.
Dormir de bruços pode gerar dores e lesões na coluna, pois esta perde a sua curvatura natural.
Esta posição só é indicada a pessoas que não possam dormir de lado (como as que sofrem de dores no quadril, por exemplo).
Se não consegue dormir noutra posição, coloque um travesseiro macio e fino por baixo do abdómen, para a coluna ter maior apoio.
Quando mudar de posição para dormir?
Se acorda com dores e cansado, este é o primeiro sinal de alerta. Muitas vezes, associamos as dores no corpo ao acordar e o cansaço matinal a problemas com o colchão. Também pode ser. Contudo, a posição que adota ao dormir também pode estar a influenciar.
Avalie bem tudo o que foi dito acima. Pondere se o que sente não se deve à posição em que dorme. E considera que é uma possibilidade, é hora de escolher outra posição mais favorável.
Lembre-se de que hábitos são difíceis de mudar, portanto, vá mudando gradualmente. É normal que, durante os primeiros tempos, retorne à posição que dormia durante a noite, de forma inconsciente, mas será uma questão de tempo até que este novo hábito substitua o anterior.