Brincar é uma das melhores formas de os mais pequenos desenvolverem as mais diversas competências, como a criatividade, o raciocínio e o pensamento reflexivo. Assim, estimular o seu filho, ou aluno, em idade pré-escolar, por meio de jogos educativos é uma excelente maneira de promover o seu bom desenvolvimento.
Ao brincarem, os pequenos conseguem exprimir-se, além de serem incentivados à aprendizagem e à investigação, não só sobre o que os rodeia, mas também sobre os outros. Assim, incluir jogos educativos na rotina de uma criança em idade pré-escolar é fundamental para que ela adquira novas aprendizagens e desenvolva competências motoras, morais, cognitivas e socioafetivas.
Melhores jogos educativos para crianças em idade pré-escolar
Os jogos educativos são ferramentas incríveis para pais e professores, uma vez que estes permitem que a criança desenvolva as suas habilidades de forma lúdica. Estas atividades fazem com que a criança se torne o centro da sua própria aprendizagem, sendo ela mesma a protagonista das histórias, das explorações e dos pensamentos.
Além de todas as vantagens que mencionámos, ao brincar com o seu filho/aluno, conseguirá conhecê-lo melhor e criar um vínculo maior com ele. Durante os jogos, observe como ele se move, como se relaciona consigo e com os outros, e perceba quais são os seus interesses e necessidades.
Também estimulará a criança a ultrapassar desafios de forma autónoma, a ter maior concentração e foco, assim como fomenta o desenvolvimento da memória.
Veja agora uma lista de jogos que pode experimentar com o seu filho/aluno e inclua alguns (ou todos) na sua rotina.
Jogos educativos para desenvolver a cognição
Para o desenvolvimento cognitivo, deverá incluir alguns jogos que promovam o raciocínio, memória e linguagem. Nesse sentido, experimente:
Jogos de memória e de construção – Brincar com plasticina, blocos, jogos de associação, encaixes e puzzles, por exemplo, é excelente para que os mais novos desenvolvam a memória e a capacidade motora.
Jogos para promover a linguagem – Lengalengas, adivinhas, trava-línguas, ouvir música, cantar, jogos de imitação, contar histórias, jogo de memória verbal e praticar o discurso oral são atividades que auxiliam no desenvolvimento da linguagem.
Atividades lógicas e de pensamento matemático – Existem vários jogos que estimulam o pensamento matemático, o raciocínio e a lógica, entre os quais: contar os dias, desenhar um determinado número de objetos, fazer um calendário com a indicação da meteorologia.
Jogos educativos que fomentam a linguagem e o gosto pela escrita – Fazer ilustrações, gravuras, trabalhos manuais com revistas e jornais, fazer cartazes e embalagens criativas podem ajudar uma criança em idade pré-escolar a desenvolver a sua linguagem e o gosto por escrever.
Precisa de ajuda profissional?
Encontre um professor/educador particular
Jogos educativos para desenvolver a capacidade socioafetiva
O desenvolvimento das habilidades sociais e afetivas dá-se desde o início da vida e, nesse sentido, devemos incluir atividades que ajudem nesse sentido. Existem vários jogos educativos que fomentam a capacidade socioafetiva:
Jogos de tabuleiro, desportos de grupo e dramatização (marionetas, por exemplo) – Estas atividades promovem a interação com outras pessoas, além de incentivar à autonomia, aprendizagem e respeito às regras, e desenvolver a iniciativa própria.
Pinturas, construções, contar histórias e jogos de tabuleiro – Este tipo de atividade, quando feita em conjunto com outros, é ótima para as crianças aprenderem a trabalhar em equipa. Além disso, é excelente para elas se concentrarem e manterem o foco numa determinada atividade.
Cantar, brincar de faz de conta, desportos de grupo, dramatização, dançar e contar histórias – Estas atividades estimulam a socialização de forma divertida e responsável. Incentivar as crianças em idade pré-escolar a realizá-las com adultos e com outras crianças é fundamental para crescerem saudáveis e se tornarem amigáveis.
Jogos de equipa, dança das cadeiras, cabra-cega, dominó, faz de conta, corrida de carros – Jogos que promovem a imaginação, a criatividade, o espírito de equipa e a confiança mútua são importantes para as crianças desenvolverem as suas capacidades socioafetivas. Além disso, ajudam-nas a tornarem-se jovens capazes, sociáveis e capazes de confiar no outro.
Incluir jogos educativos na rotina diária de uma criança em idade pré-escolar é fundamental para que ela desenvolva todas as suas capacidades e habilidades (motoras, cognitivas e socioafetivas).
Antes de inscrever o seu filho em várias aulas extras, lembre-se de que as crianças aprendem brincando.