A fisioterapia preventiva tem um papel muito importante na promoção da saúde, assim como na prevenção de lesões. Esta área da fisioterapia é especialmente útil para idosos, para atletas e para trabalhadores que utilizam movimentos repetitivos no seu dia a dia, cujos problemas musculares e articulares são maiores.
Este é um dos tipos de fisioterapia existentes, o qual se dedica à identificação, correção e, principalmente, à prevenção de problemas musculoesqueléticos. Os fisioterapeutas são capazes de prevenir esses problemas e, caso existam, tratá-los antes que estes se tornem graves.
Desta forma, a fisioterapia preventiva é uma mais-valia para a qualidade de vida, garantindo que se mantém uma pessoa ativa, independente e autónoma.
Importância da fisioterapia preventiva
Se, há uns anos, a fisioterapia era tida como uma ciência voltada para o tratamento de lesões, hoje ela é olhada de forma ampla, destacando-se pelo seu papel preventivo.
Sem dúvida, a fisioterapia preventiva é essencial na identificação precoce de disfunções musculares e articulares, evitando que estas se desenvolvam e se transformem em lesões mais graves.
Por isso, é fundamental ter avaliações regulares com um fisioterapeuta, especialmente se for de um grupo de risco (idoso, atleta ou profissional com movimentos repetitivos).
Procura um fisioterapeuta? Encontre aqui
Este ramo da fisioterapia também é útil na correção de desalinhamentos posturais, os quais podem levar a outras lesões. Utilizando exercícios e técnicas especializadas, os fisioterapeutas conseguem corrigir a postura e melhorar a biomecânica, aumentando a sua qualidade de vida.
Além disso, existem programas de fisioterapia específicos para o fortalecimento de grupos musculares específicos, assim como para melhorar a flexibilidade. Estes programas são especialmente úteis para pessoas idosas, que veem as suas capacidades físicas diminuírem com o tempo.
Benefícios da fisioterapia preventiva
A fisioterapia preventiva oferece uma série de benefícios para atletas, idosos e para adultos que, pela sua profissão, estão mais sujeitos a lesões temporárias e crónicas.
A redução do risco de lesões é, sem dúvida, um dos maiores benefícios deste ramo da fisioterapia. Ao corrigir os desequilíbrios musculares e ao melhorar a flexibilidade, conseguimos reduzir, de forma significativa, o risco de lesões.
No caso particular dos atletas, ao adotarem uma abordagem fisioterapêutica preventiva, evitam lesões ocasionadas em treinos intensos, mas também conseguem ter um melhor desempenho com a fisioterapia desportiva.
Os idosos também se beneficiam bastante com a fisioterapia preventiva, uma vez que conseguem ter uma melhor qualidade de vida, mantendo-se ativos e saudáveis ao evitarem problemas musculoesqueléticos crónicos, ajudando-os a manter a mobilidade e prevenindo quedas.
Além disso, ao atuar de forma preventiva em problemas articulares e musculares, pode evitar a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
Fisioterapia preventiva para idosos
A terceira idade é mais afeta a problemas musculares e articulares. Além disso, o corpo vai perdendo mobilidade, estando também mais sujeito a quedas que podem ser bastante perigosas.
Assim, a fisioterapia preventiva para idosos é extremamente importante, prevenindo problemas maiores. Esta compreende vários exercícios físicos e respiratórios com o intuito de manter o bem-estar, assim como a funcionalidade dos idosos.
Para pessoas com mais de 60 anos de idade, aconselham-se exercícios que revertam quadros de:
Degeneração articular
Fraqueza muscular
Falta de agilidade
Falta de equilíbrio
Dor
Cansaço
A fisioterapia na terceira idade também é útil na prevenção de riscos de doenças que são comuns, como a hipertensão arterial, diabetes, hérnias de disco, osteoporose, bursites, tendinites, artroses, entre outras.
Como incorporar a fisioterapia preventiva na sua rotina
A regra número um que deve seguir é nunca esperar ter um problema para procurar um profissional de saúde especializado. A prevenção é sempre a melhor atitude a ter perante a sua saúde. Nesse sentido, deve ter consultas regulares com o seu médico de família e deve procurar um fisioterapeuta para ter consultas regulares de avaliação e ajustes, conforme o necessário.
O fisioterapeuta vai passar-lhe um programa de exercícios personalizado, atendendo às suas necessidades e aos seus objetivos, ajustando-o ao seu estilo de vida.
Caso sinta algum desconforto, ou se tiver alguma dor persistente, procure um fisioterapeuta o mais rápido possível. Não deixe prolongar o desconforto ou dor, pois só vai piorar e agravar a sua lesão.
A fisioterapia preventiva é uma abordagem proativa que o ajuda a manter o seu corpo saudável, evitando lesões e, consequentemente, melhorando a sua qualidade de vida. Por isso, procurar um fisioterapeuta de forma regular, realizar exercícios personalizados e aplicando técnicas de recuperação musculoesqueléticas vai fazer uma grande diferença na prevenção de problemas futuros.