10 Exercícios para melhorar a postura

Susana Valente
Personal Training |  30 julho 2024 |  
10 min. de leitura
Mulher de costas, sentada, com camisola e calções brancos, olhando para o mar a pensar em como melhorar a postura.

Há exercícios para melhorar a postura, que podem ajudar a evitar dores e desconforto, nomeadamente nas costas. Sabemos que esta é uma área do corpo propensa a problemas e, por isso, é fundamental cuidar dela.

Manter uma postura correta pode ser um desafio para muitas pessoas, sobretudo devido às suas atividades profissionais. A realização de certas tarefas não ajuda a manter o correto alinhamento da coluna, nem a curvatura natural do pescoço, das costas e da zona lombar.

E quando essas tarefas são realizadas de forma continuada, os problemas nas costas estão garantidos. Assim, essas más posturas podem levar ao aparecimento de:

  • Dores lombares, nos ombros e no pescoço

  • Escoliose

  • Dificuldade em respirar

  • Perturbações no equilíbrio

  • Hérnias

  • Inflamações no nervo ciático

  • Tendinites

  • Artroses

  • Deformidades.

Perante o risco de tantas complicações, aplica-se perfeitamente aquele velho ditado popular: “mais vale prevenir do que remediar” ─ é por isso mesmo que a fisioterapia preventiva é cada vez mais usada para evitar problemas musculoesqueléticos.

Mas também há quem recorra a personal trainers para apostar na prevenção através da prática desportiva, cujos benefícios são bem conhecidos.

Contudo, em casa pode simplesmente fazer alguns exercícios para melhorar a postura, que terão ótimos efeitos na sua saúde.

Por que fazer exercícios para melhorar a postura?

Uma má postura gera complicações de saúde graves que, nos casos mais sérios, podem revelar-se incapacitantes, afetando profundamente a sua qualidade de vida.

Quando realizados de forma regular, entre duas a três vezes por semana, os exercícios para melhorar a postura permitem relaxar e fortalecer os músculos da zona lombar, promovendo também a manutenção de uma postura correta.

Quando se consegue manter uma postura adequada, a pressão sobre as estruturas da coluna diminui, reduzindo o desgaste dos discos das vértebras e das articulações, o que protege a zona de eventuais lesões e/ou dores.

Além disso, fazer exercícios para melhorar a postura aumenta a consciência corporal sobre a zona lombar.

10 Exercícios para melhorar a postura

Selecionámos 10 exercícios que poderá realizar em poucos minutos e que farão toda a diferença na melhoria da sua postura e da saúde das suas costas.

Muitos destes exercícios são praticados na ioga, mas não precisa de ter experiência em ginástica ou muita flexibilidade para executá-los!

Vamos mostrar-lhe poses acessíveis a quase todas as pessoas e que ajudam a alongar e a fortalecer os músculos das costas e do abdómen, melhorando o equilíbrio e aliviando a tensão nos ombros, pescoço e peito.

1 - Postura do gafanhoto

Deve deitar-se de barriga para baixo com os braços ao longo do corpo. Depois, levante os braços e a cabeça do chão, contraindo as costas. Pode repetir este exercício para melhorar a postura entre 3 a 5 vezes, conforme lhe seja confortável e seguro.

Durante a postura não se esqueça de respirar lentamente e profundamente, e sempre pelo nariz.

2 - Pose da cobra

Deite-se de barriga para baixo, colocando as mãos na mesma direção da cabeça. De seguida, levante o tronco do chão enquanto mantém os braços esticados.

Deve olhar sempre em frente, mantendo o pescoço paralelo ao chão e os ombros afastados da cabeça.

3 - Posição da criança

Neste exercício, deve sentar-se no chão, sobre os seus calcanhares, com as costas bem alongadas. Depois, empurre os braços contra o chão para alongar ainda mais as costas. Deve manter esta posição durante cerca de 30 segundos a um minuto.

4 - Postura do cão a olhar para baixo

Está a visualizar um cão a segurar-se nas suas quatro patas enquanto olha para baixo? É essa posição que tem de imitar, colocando-se "de quatro", ou seja, apoiando-se nos pés e nas mãos. Depois, deve esticar as pernas o máximo que puder, "atirando" os seus quadris em direção ao teto e esticando os braços para formar uma espécie de "v" invertido.

Pode tentar imaginar que é um cão a esticar-se depois de ter dormido uma soneca. Use os músculos das suas costas para manter a posição, com as costas bem alongadas, durante cerca de 30 segundos a um minuto.

5 - Postura da prancha

Para fazer este exercício, deve deitar-se de barriga para baixo. Apoie o peso do corpo nas pontas dos pés e nos antebraços, colocando-os abaixo dos ombros. Fique nessa posição, com as costas alinhadas e as pernas esticadas como se fosse uma prancha, durante cerca de 30 segundos a um minuto.

6 - Pose do gato-vaca

Coloque-se "de quatro", apoiando-se nas mãos e nos pés, com os joelhos afastados na largura dos quadris. De seguida, dobre as suas costas como se fosse um gato, enquanto olha para cima e inspire. Depois, expire e mova as costas para cima enquanto o seu olhar se move para baixo, na direção do umbigo.

Deve repetir este exercício entre duas a quatro vezes, ou mais - vai sentir, logo nas primeiras vezes, um alívio reconfortante nas suas costas.

7 - Ponte

Neste exercício para melhorar a postura, deite-se de barriga para cima, com os braços alinhados ao longo do corpo. Depois, dobre os joelhos, mantendo os pés apoiados no chão e alinhados com os joelhos. De seguida, deve contrair a barriga e os glúteos, expirando e elevando os seus quadris, apoiando o peso do seu corpo nos ombros e nos pés.

Mantenha a posição de "ponte" com os quadris elevados durante cerca de 30 a 60 segundos. Depois desça, inspire lentamente e relaxe antes de repetir.

Pode repetir o exercício por cinco vezes, ou pelo número de vezes que for confortável para si.

8 - Prancha com extensão da perna

Coloque o seu corpo elevado e alinhado na posição de prancha, apoiando-se nas mãos e nas pontas dos pés. Mantenha a sua coluna alinhada e suba um dos pés ao mesmo tempo que estica a perna do mesmo lado. Retome a posição inicial e repita o movimento com a outra perna.

Faça repetições sucessivas, controlando sempre a respiração e mantendo a posição sem curvar as costas.

9 - Prancha lateral com elevação

Ponha-se na posição de prancha, mas de lado, colocando o seu antebraço dobrado debaixo do ombro e os pés sobrepostos, apoiando-se só num deles. Depois, deixe cair a sua bacia até chegar ao chão e levante-a de seguida.

Repita quantas vezes conseguir, sem se esforçar demasiado.

10 - Remada curvada

Pode fazer este exercício com halteres, com garrafas de água, ou até com pacotes de arroz - seja imaginativo e use o que tiver em casa!

Posicione os pés afastados à largura do quadril e incline as nádegas ligeiramente para trás. Dobre um pouco os joelhos e segure os halteres (ou o que estiver a usar) com as palmas das mãos voltadas para si, colocando-os um pouco abaixo dos joelhos, à frente do corpo.

Mantenha o equilíbrio do corpo e inicie, então, a remada, puxando os cotovelos para trás.

Imagine-se a remar porque o nome do exercício vem mesmo desse gesto, e repita entre 8 a 10 vezes, ou conforme conseguir.

Se sentir dor ou desconforto excessivo a realizar algum destes exercícios, procure um especialista, como um ortopedista, para evitar lesões. Em alguns casos, pode ser preciso fazer fisioterapia para debelar problemas mais graves.

E se achar que estes exercícios não são adequados para si, se sentir dúvidas quanto à forma de os fazer, ou se não forem suficientemente estimulantes, pode sempre procurar a ajuda de um profissional de desporto.

Precisa de um Personal Trainer? Encontre aqui

Outras dicas

Os exercícios que lhe sugerimos são importantes, mas não são milagrosos e, portanto, há outros comportamentos e atividades relevantes quando o tema se trata de como melhorar a postura. Assim, siga estas recomendações:

  • Pratique ballet, musculação e/ou equitação, que ajudam no equilíbrio e no fortalecimento muscular, e que podem ser benéficos para corrigir vícios, ajudando a manter uma postura correta;

  • Faça pilates e natação, que melhoram a resistência dos músculos da coluna, dos peitorais, dos abdominais e das coxas - músculos estes que são essenciais para manter uma boa postura;

  • Mantenha os pés bem apoiados no chão quando se senta ou caminha, distribuindo o peso do corpo de forma uniforme para manter a curvatura natural da coluna;

  • Ajuste a altura da sua cadeira e da mesa no escritório para manter joelhos, quadris e tornozelos alinhados num ângulo reto de 90 graus;

  • Use um apoio lombar para manter a coluna alinhada quando está sentado em frente ao computador;

  • Se trabalha durante muito tempo sentado, faça pausas regulares - levante-se, estique-se e movimente-se para evitar a fadiga muscular e manter a postura adequada;

  • Faça alongamentos diários que ajudam a relaxar a sua coluna e aumentam a flexibilidade.

Com estes exercícios para melhorar a postura, vai conseguir trazer mais alívio para as suas costas, evitando problemas de saúde indesejáveis.

Mas se enfrentar desconfortos mais sérios, o ideal é procurar ajuda profissional, por exemplo, de um personal trainer ao domicílio. Já sabe que com a saúde não se brinca!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os leitores a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário