Ter um amigo de quatro patas em casa é muito especial, mas devemos tomar sempre algumas precauções para garantir o seu bem-estar e qualidade de vida. Nesse sentido, deixamos aqui um guia com os cuidados a ter com gatos, os quais merecem a nossa atenção em vários aspetos.
Os gatinhos são animais únicos, independentes, com caráter forte, mas também amorosos. Para assegurar que eles têm uma vida sem complicações, deve ter alguns cuidados com a alimentação, desparasitação, vacinação, higiene, entre outros.
Cuidados a ter com a alimentação de gatos
Os gatos, assim como os cães, devem ser alimentados com ração apropriada. Pode optar por ração seca ou húmida. Tenha atenção à idade para a qual está recomendada a ração (júnior, adulto ou sénior), assim como para o estado fisiológico (gestação, castrado, aleitamento, entre outros).
Coloque sempre a taça de comida num local onde o seu gato aceda facilmente e longe de possíveis insetos e roedores.
Além da ração, assegure-se de que tem sempre água limpa e fresca. É importante trocar a água com regularidade, para garantir uma boa qualidade da mesma para o seu gato. Se puder, adquira uma fonte para gatos, uma vez que estimula a hidratação e mantém a água sempre limpa.
Cuidados com vacinação e desparasitação
Vacine e desparasite o seu gato segundo as recomendações do médico veterinário. Regra geral, as vacinas recomendadas para os gatos adultos resumem-se a uma toma anual contra doenças respiratórias, raiva e leucemia.
Para evitar infestações com parasitas externos, o veterinário recomenda (normalmente) a desparasitação a cada três meses (quatro vezes por ano). Aconselhe-se com o profissional de saúde animal sobre qual o melhor desparasitante para o seu gato.
Cuidados de higiene a ter com gatos
Os gatos são animais muito limpos e higiénicos. No entanto, não deixam de requerer alguns cuidados. Estes animais não precisam de tomar banho, embora possa dar um banho de longe a longe (não com muita frequência, por poder prejudicar a pele e o pelo do seu gato).
Como eles se lambem constantemente para limpar o pelo, convém escovar com frequência o seu gato, pois, além de o fortalecer e deixá-lo mais brilhante, vai evitar a criação de bolas de pelo (para prevenir a sua formação no trato intestinal do seu gato, dê-lhe malta felino, duas a três vezes por semana).
Tenha atenção à caixa de areia. Mude-a todos os dias, pois os pequenos felinos detestam usá-la quando está suja e podem procurar outro local para fazer as necessidades.
Cuidados no transporte de gatos
Se vai dar um passeio com o seu gato, se vai fazer uma mudança de casa com o gato, ou se vai ao veterinário com ele, transporte-o numa caixinha de transporte apropriada. Embora os nossos felinos detestem viajar na caixinha, é fundamental usá-la em qualquer viagem (mesmo curta), pois eles podem fugir facilmente.
Para que ele se habitue à caixa de transporte, use-a como uma cama em casa. Coloque mantinhas no interior e um brinquedo para o seu gato. Desta forma, ele ficará mais estimulado a entrar na caixinha e ficará mais habituado a ela.
Cuidados de segurança para quem tem gatos
Os gatos são muito curiosos e adoram perceber o que existe à sua volta (não só em casa, como fora). Para evitar fugas e consequentes acidentes com o seu pequeno felino, coloque proteções nas janelas da sua casa.
Cuidados a ter com gatos bebés
Os gatos bebés carecem de cuidados extras, uma vez que são mais frágeis e ainda se estão a ambientar ao mundo que os rodeia. Caso tenha um gatinho recém-nascido, este deve alimentar-se com o leite materno ou, se não for possível, use leite para gatinhos (encontra facilmente em lojas de animais) e dê ao pequeno a cada duas horas (à noite inclusive).
Quando são bebés, os gatos podem ter dificuldade em urinar e/ou defecar sozinhos. Caso perceba esta dificuldade ou incapacidade, humedeça uma toalha e estimule as regiões após comerem.
Prepare, também, uma caminha com bastantes mantas ou com uma almofada térmica. Os pequeninos precisam de ficar a uma temperatura entre 25 °C e 32 °C.
Leve os gatinhos bebés ao veterinário assim que possível para serem examinados e para que se discuta o plano de vacinação e desparasitação. Caso um dos gatinhos apresente diarreia, dificuldades respiratórias, vómitos, letargia ou falta de apetite, visite o veterinário o mais rápido possível.
Quanto à esterilização, aconselhe-se sempre com o veterinário, pois é o profissional indicado para tirar todas as dúvidas e para dizer se deve fazê-lo e qual a melhor altura para o fazer.
Os gatos são animais incríveis e podem ser a melhor companhia que pode ter. No entanto, para que eles estejam sempre de boa saúde, tome os cuidados que lhe falámos ao longo do artigo. Não deixe de consultar o veterinário sempre que necessário.