Com a chegada dos meses mais quentes, é hora de olhar para a humidade em casa com atenção. Por ser causadora de fungos, mofo e deterioração estrutural, é importante tratá-la de forma adequada. Sem dúvida, limpar a humidade dos tetos, assim como prevenir o seu aparecimento, é fundamental para ter um espaço saudável.
Assim, além da limpeza, deve procurar perceber as causas adjacentes ao problema para resolvê-las durante o verão e deve, igualmente, adotar medidas preventivas para evitar complicações no próximo inverno.
Quais as causas da humidade nos tetos e como prevenir o problema?
Perceber o que está a causar a humidade em casa é fundamental para resolver problemas maiores e evitar o reaparecimento das manchas e bolores.
Entre as causas mais comuns encontramos:
Telhado danificado — Ter telhas partidas, danificadas, falhas nas telhas, permite a entrada de água, levando à presença de humidade no interior da casa (incluindo tetos, paredes e chão).
Condensação — Casas de banho e cozinhas, por exemplo, são espaços que tendem a acumular condensação, não só pela quantidade de vapor de água, como pela pouca ventilação, comum nestes espaços.
Vazamentos em canos — Canos de água com vazamentos podem estar na origem da maior parte dos casos de humidade nos tetos e paredes.
Paredes mal vedadas — Outra causa para a presença de humidade no interior das casas é a má vedação de paredes externas, que provoca infiltrações de água que depois se acumulam no teto.
Para prevenir humidade em casa, resolver os problemas que estão a causá-la é o primeiro passo. Perceba se tem telhas danificadas no telhado e faça a reparação necessária, o mesmo se aplicando a canos e vedações de paredes externas.
Caso o problema provenha de condensação, considere o uso de ventiladores e desumidificadores durante os meses de inverno.
Como limpar tetos com humidade? Passo a passo
Para remover marcas de humidade de tetos (vale para paredes também), vai precisar de:
Óculos e máscara de proteção
Luvas de borracha
Escada
Balde
Esponja ou pano
Água morna
Detergente neutro (pode ser da loiça), vinagre branco ou lixívia
Tinta antimofo e pincel, ou similar (caso queira pintar o teto).
1 - Prepare a divisão a tratar
Como vai lavar os tetos, remova os móveis e objetos que estejam abaixo da área que vai lavar (caso não possa retirar, cubra para protegê-los).
Abra as janelas para o espaço ficar bem ventilado. Se não tiver janelas, ou se estas forem insuficientes, use ventiladores.
2 – Vista a proteção individual
Como vai usar produtos tóxicos e estar em contacto com a humidade e o mofo, é muito importante que vista equipamentos de proteção individual, como as luvas de borracha, óculos e máscara de proteção.
3 – Remova o excesso de água presente na divisão
Caso haja água visível na divisão, limpe bem com uma toalha ou pano.
4 – Prepare a solução de limpeza e higienize o teto
Num balde, misture uma parte de vinagre branco (detergente ou lixívia) para três partes de água morna. Misture bem. Mergulhe uma esponja ou um pano nesta solução e esfregue as áreas com manchas de humidade. Não molhe muito o teto, pois pode ficar pior.
5 – Seque o teto limpo
Depois de limpo, seque o local higienizado com um pano seco. É importante deixar as janelas abertas, ou usar ventiladores e desumidificadores, para remover toda a humidade da divisão.
6 – Pinte o teto
Se quiser, para prevenir humidades e mofos no futuro, aplique uma tinta antimofo após a divisão estar completamente seca.
Se a sua casa está com humidade severa, mofo e fungos, lembre-se que uma limpeza doméstica não os elimina por completo. Neste caso, deve contratar uma empresa especializada, com recursos e produtos específicos.