O congelador deve ser higienizado com alguma regularidade, mesmo que este não aparente estar sujo, uma vez que evita o acúmulo de gelo, além de manter o seu interior higiénico. Assim, deve limpar o congelador a cada três a seis meses.
A frequência ideal para a higienização do congelador, assim como para limpar o frigorífico, vai variar de acordo com vários fatores, entre eles: regularidade de uso do aparelho, a quantidade de alimentos que são guardados nesse espaço e a limpeza do ambiente no qual o congelador está.
Se usar o congelador com muita frequência, aconselhamos a que faça uma limpeza sempre que muda a estação do ano. Deve limpar, adicionalmente, sempre que ocorrem derramamentos ou vazamentos de embalagens.
Passo a passo: Como limpar o congelador?
Ter o congelador limpo é fundamental para garantir que todos os alimentos que armazena no equipamento estão higienizados, frescos e livres de qualquer tipo de contaminação. Para limpar o congelador de forma eficiente, siga o passo a passo abaixo.
1 – Desligue o congelador
Primeiro, desligue o congelador, retirando-o da corrente elétrica. Vale lembrar que a sua segurança tem sempre de estar em primeiro lugar.
Embora possa parecer um passo desnecessário, falamos de um aparelho elétrico. Como tal, a melhor forma de prevenir acidentes é retirando a ficha do congelador da tomada elétrica.
2 – Esvazie o congelador
Retire todos os alimentos do congelador. O ideal é que seja programada a limpeza para uma altura em que o congelador esteja mais vazio. Se tiver outro congelador, ou uma arca congeladora, poderá armazenar os alimentos aí enquanto efetua a limpeza.
3 – Descongele
O processo de descongelar é fácil, especialmente em congeladores mais recentes (pois não fazem acúmulo de gelo). No caso de haver gelo acumulado, deixe o congelador aberto, desligado, e espere que descongele naturalmente (pode demorar várias horas). Coloque toalhas no interior para absorver a água proveniente do descongelamento.
4 – Limpe o interior
Depois de descongelado, retire possíveis pedaços de gelo que estejam agarrados ao congelador com uma espátula de plástico ou borracha. Nunca utilize ferramentas com pontas afiadas ou de metal, pois podem danificar o aparelho.
Humedeça um pano com uma mistura de sabão neutro e água morna e passe no congelador. Poderá usar, também, vinagre para a limpeza do interior do congelador.
Não utilize produtos químicos abrasivos, nem esfregões da louça, pois podem estragar o seu congelador.
5 – Limpe as borrachas
As borrachas da porta do congelador acumulam muita sujidade, a qual pode comprometer a eficácia do isolamento do aparelho. Aproveite este momento para fazer a limpeza destas usando um pano macio humedecido em água morna com sabão neutro.
6 – Lave e seque
Passe um pano húmido (apenas com água) para retirar os resíduos do sabão e da sujidade do interior do congelador e das borrachas da porta. Depois passe um pano macio seco ou use uma toalha para secar o equipamento.
7 – Limpe o exterior
Para limpar o exterior do congelador, passe um pano humedecido com uma mistura de detergente e água. Caso tenha manchas difíceis, poderá usar uma mistura de água com vinagre, ou utilizar um detergente específico para o material do equipamento (aço inoxidável, por exemplo).
8 – Ligar o congelador
Depois de tudo limpo, pode ligar novamente o aparelho na tomada. Ajuste a temperatura de acordo com as recomendações que tem no livro de instruções dado pelo fabricante. Aguarde até que a temperatura de congelamento retome.
9 – Coloque os alimentos no congelador
Quando a temperatura estiver adequada, coloque novamente os alimentos no congelador. Organize-os de forma que estes estejam o mais separados possível, pois assim garante um melhor congelamento.
Saiba também: Como limpar armários de cozinha engordurados?
Limpar o congelador é um processo muito simples, especialmente se o seu equipamento já tem a função auto-defrost (descongela automaticamente) ou tecnologia no-frost (não utiliza gelo no processo de congelamento). Fazer a limpeza de forma regular vai garantir que os seus alimentos estão sempre frescos e livres de qualquer tipo de bactéria. Não deixe de incluir esta tarefa no seu cronograma de limpeza anual.