Saber como estender roupa da melhor forma é ideal para a proteger, para durar mais tempo e mantê-la bonita. Mas também ajuda a evitar a tarefa de a passar a ferro.
A falta de tempo é um problema que nos aflige a todos. Com tanto que fazer no nosso dia a dia, é sempre ótimo encontrar dicas para poupar tempo nas tarefas domésticas.
E cuidar da roupa é uma dessas atividades que nos pode ocupar por um período demorado. Mas podemos facilitar o processo, nomeadamente no momento de estender roupa, para depois não termos de a passar a ferro. De resto, isso também é uma das melhores formas de a proteger, para durar mais tempo, mantendo a boa aparência.
Por isso mesmo, deixamos aqui algumas recomendações quanto a isso, para que estender roupa seja uma tarefa fácil e eficiente, e sem desgastar aquelas peças que tanto adora vestir.
Antes de estender roupa, cuide dela da melhor forma
Mas antes de pensar no momento de estender a roupa, deve lavá-la da melhor forma. No fundo, trata-se de todo um processo desde que o vestuário chega ao cesto da roupa suja até que o coloca de volta, limpo, nos respetivos armários.
Portanto, fique com seis passos que deve respeitar para preservar a sua roupa limpa e cuidada.
1. Respeite as etiquetas
Deve lavar as suas roupas de acordo com as respetivas etiquetas quanto à lavagem e demais cuidados. É importante diferenciar tecidos, pois precisam de cuidados também distintos.
Veja que os tecidos mais delicados, como, por exemplo, a seda e a lã, devem ser lavados num ciclo suave e com água fria. Já os tecidos mais duráveis, como a ganga e o algodão, aguentam ciclos mais pesados com água morna ou quente.
Além disso, deve respeitar as cores, não misturando roupas claras com as mais escuras na mesma lavagem.
2. Use a quantidade certa de detergente
Evite usar demasiado detergente em cada lavagem, pois isso pode deixar resíduos nas roupas. Deste modo, em vez de ficarem limpas e perfeitas, como deseja, podem ficar opacas e sujas.
Siga as instruções de utilização da marca de detergente que usar, nomeadamente em termos de dosagem, e escolha o programa mais adequado ao tipo de roupa que lavar.
3. Não coloque demasiada roupa na máquina
Não encha demasiado a sua máquina de lavar roupa. Isso pode impedir uma correta lavagem. Além disso, vai enrugá-la mais - e isso pode tornar-se uma complicação suplementar na hora de a arrumar.
4. Seque as roupas ao ar livre
Sempre que possível, é melhor estender a roupa ao ar livre para secar com o calor natural. Se a colocar numa máquina de secar roupa, vai ficar mais enrugada.
As máquinas de secar também danificam a roupa - e quantas mais vezes a sujeitar a esse processo, pior será.
Mas se for mesmo necessário usar este tipo de secagem, use a temperatura mais baixa possível e remova a roupa logo que esteja seca, para não enrugar ainda mais. Pode também usar uma bola de secar ou bolas de lã na máquina, para reduzir os vincos.
5. Prefira um vaporizador a um ferro de engomar
Para passar a sua roupa, recorra a um vaporizador de roupas se tiver oportunidade. Os ferros de engomar são mais agressivos para a roupa enquanto os vaporizadores danificam menos os tecidos.
6. Dobre e guarde de forma adequada
Saber dobrar a roupa é uma arte! E para a manter em bom estado, é preciso fazê-lo da forma mais adequada.
Assim, dobre as suas roupas com cuidado logo que as retire do local onde estiveram a secar. Isso evitará que criem rugas indesejáveis.
Opte também por as colocar num local fresco e seco, evitando deixá-las expostas à luz solar direta, pois isso pode causar o seu desbotamento.
Se pendurar as roupas, use cabides com ombros largos para evitar que o tecido estique.
Precisa de serviços domésticos?
Encontre aqui
Como estender roupa na corda?
Uma das formas mais habituais de estender roupa é usando uma corda, ou um varal, segurando-a com molas. Esse método pode ser ótimo para secar, sobretudo em dias de vento.
Mas também é preciso ter alguns cuidados para não a estragar, e para evitar que fique demasiado enrugada.
Assim, proceda da seguinte forma:
Coloque a corda num local ensolarado, mas não sob luz solar direta;
Pendure as roupas com as molas na zona das costuras e não no tecido em si;
Tente manter as roupas afastadas, para que não se toquem, pois assim vão secar mais rápido;
Utilize molas suplementares para prender roupas pesadas, como jeans ou toalhas;
Em dias de muito vento, tenha cuidado extra a estender a roupa para não voar;
Para melhor secar roupa no inverno, não a deixe no exterior até congelar;
Nos dias com maior humidade, proteja as roupas dentro de casa à noite, para evitar que ganhem mofo.
Depois de tudo isto, logo que as roupas estejam secas, retire-as da corda e dobre-as com cuidado.
E como estender roupa no estendal?
O processo de estender a roupa num estendal requer cuidados semelhantes aos referidos antes. A escolha do local onde o coloca é igualmente importante e deve evitar o sol direto. Mas também é preciso ter cuidado para não o sobrecarregar, pois pode partir, ou cair com o peso da roupa.
É ainda preciso ter algum cuidado para não deixar as roupas muito próximas do chão, uma vez que isso as pode sujar, ou até pode atrair bichos rastejantes.
Soluções para estender roupa em apartamento
Secar roupa num apartamento pode ser complicado, sobretudo quando não há uma varanda. Mas para tudo há uma solução! Basta alguma arte e engenho.
Uma das alternativas passa por usar cabides portáteis que são leves e fáceis de movimentar. Pode colocá-los em qualquer espaço e são baratos, o que os transforma numa opção acessível.
Se optar por esta solução, escolha cabides do tamanho correto para as roupas, para evitar que fiquem demasiado esticadas, ou enrugadas.
Existem também escorredores suspensos que são excelentes para apartamentos pequenos, pois podem ser montados em portas, e até num armário. E têm várias barras para estender roupa, permitindo economizar espaço em cabides.
Depois de serem utilizados, podem ser dobrados e guardados, o que facilita a arrumação e organização em casa.
Pode ainda usar escorredores para pendurar na parede, do lado de fora do apartamento. Mas estes são um pouco inestéticos e, durante o inverno, fica difícil secar a roupa.
Use a criatividade
Numa solução mais criativa, pode transformar a haste da sua cortina de chuveiro num estendal improvisado. Não será uma opção bonita, em termos estéticos, mas se for mesmo preciso, é válida e útil.
O toalheiro da casa de banho também pode tornar-se num bom local para estender a roupa. Alguns têm várias barras que permitirão secar diversas roupas em simultâneo.
Independentemente do método que usar, tente sempre pendurar as roupas numa área bem ventilada, pois assim vão secar mais rápido.
E se estiver a usar um espaço pequeno, pendure-as de forma vertical - estará a economizar espaço e a evitar que fiquem amassadas.
Truques adicionais para estender a roupa
Além de todas as sugestões que já indicámos antes, há ainda outros truques que pode seguir na hora de estender roupa para a preservar por mais tempo, e para evitar ter de a passar a ferro.
Assim, siga as indicações que se seguem quanto a tipos de roupa específicos.
Camisas
Quando lavar camisas, abotoe-as por completo e vire-as do avesso antes de as colocar na máquina. Desse modo, estará a proteger a gola e os punhos que estão sempre mais sujeitos ao desgaste do uso.
E na hora de as secar, pendure-as num cabide para evitar vincos que depois serão difíceis de engomar.
Calças
Também deve virar as calças do avesso, fechando o zíper e o botão. No caso dos jeans, deve lavá-los em água fria.
Quando colocar as calças a secar, pendure-as pela cintura para evitar que encolham e que desbotem.
Vestidos
Os vestidos devem, igualmente, ser lavados do avesso, com zíperes e botões fechados. Ao estendê-los para secar, pendure-os pelos ombros para evitar encolhimentos.
Quer mais uma dica extra? Se tiver uma peça de roupa muito amassada, pode pendurá-la numa casa de banho cheia de vapor, pois este ajudará a remover as rugas.
Estender roupa não tem de ser um problema
Com todas estas sugestões, pode cuidar do seu vestuário de forma mais fácil e eficiente. Não tem por que ser um problema! Mas exige alguma atenção e método.
Estender roupa é mais uma tarefa doméstica que não devemos descurar. Afinal, ajuda a preservar as peças que tanto adoramos, para que fiquem bonitas por muito tempo!